segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PROJETO MARÉ LATINA DE APRENDIZADO


PROJETO






MARÉ LATINA DE APRENDIZADO














Rio de Janeiro
2012


APRESENTAÇÃO


A “PROJETO MARÉ LATINA DE APRENDIZADO”, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada no município do Rio de Janeiro em resgate da auto-estima e investe em projetos sócio-culturais e de geração de renda fevereiro de 2012, porém com atuação informal desde 2009. Conforme seu estatuto social, a instituição atende crianças, adolescentes, adultos, idosos e portadores de deficiência em situação de risco ou não, trabalhando a cidadania .
EXPERIÊNCIA PRÉVIA


Estamos realizando vários projetos nas áreas da Educação, Língua Estrangeira, Arte, Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Esporte, Comunicação, Moda, Gastronomia, Inclusão no Trabalho e Informática e neles desenvolvemos vários cursos objetivando valorizando a cultura local e formar cidadãos reflexivos através de nossas propostas. Até o momento não recebemos apoio de ninguém, apenas contava com o investimento da proponente, que terminou.



RECURSOS FÍSICOS

Nosso Projeto está em fase de acabamento. A secretária e a biblioteca faltam à laje e a pintura. Por isso estamos pedindo o patrocínio para terminar a obra e a construção de mais 6 salas sobre a laje. Pois nossas atividades acontecem em locais emprestados (Associação dos Moradores - Parque Ecológico/ Mata).

RECURSOS HUMANOS


Equipe técnica:

1 Coordenador do projeto
1 Auxiliar Administrativo
1 Coordenador Pedagógico
2 Recepcionistas
1 Diarista

10 PROFESSORES


1. Beneficiário.

Nome: Projeto
MARÉ LATINA DE APRENDIZADO
NOME DA FUNDADORA ALINE MELO

Caracterização do trabalho do beneficiário:

Atendimento a grupos vulneráveis, especialmente crianças, adolescentes, adultos, idosos e portadores de deficiência.
Informações sobre o Projeto

1. Nome do Projeto:  MARÉ LATINA DE APRENDIZADO

Projeto

2. Resumo do projeto.

Nossa instituição esta iniciando com vários projetos nas áreas da Educação, Arte, Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Esporte, Comunicação, Moda, Gastronomia, Inclusão no Trabalho e Informática.



Educação

Alfabetização de Jovens, adultos, idosos e portadores de deficiência.
Reforço escolar
Reforço universitário
Curso de língua estrangeira
Curso de língua clássica
Curso de poesia com a publicação de um livro feito de poesia dos alunos
Oficina de Contadores de Histórias
Curso de cultura brasileira e portuguesa (folclore brasileiro)
Curso de cultura africana
Curso de educação religiosa
Biblioteca com Sala de leitura (projeto contado histórias e lendas locais) e CDOTECA
Projeto agente de leitura em sua casa (para idosos sem mobilidade e deficientes físicos)


Arte

Dança

Salsa e merengue
Bolero
Tango
Flamenco
Danças africanas
Fórro
Hip Hop
Samba
Dança de salão

Teatro

Curso de teatro (elaboração de peças teatrais)
Curso de interpretação para tv e cinema
Curso roteirista e obras
Curso de obras literárias e dramatização (novelas mexicanas e brasileiras)

Música
Violão
Teclado
Percussão
Flauta
Construção de instrumento musical

Artes plásticas

Pintura
Gravite
desenho



Comunicação e tecnologia

Jornal (jornalismo)
Como fazer revista impresa
Curso de fotografia profissional
Curso audiovisual


Informática

Curso básico, intermediário, avançado e internet.
Inclusão digital
Como fazer: Site, blog, e-mail.
Sala de informática


Mercado de trabalho

Encaminhamento para o mercado de trabalho, estágio ou menor aprendiz.
Curso de elaboração de currículo
Preparação para a primeira entrevista /Marketing Pessoal
Encaminhamento para tirar a primeira via da documentação
Direitos do trabalhador
Informática para o trabalho


Curso profissionalizante:

Auxiliar de produção cultural
Curso de vendas
Curso de telemarketing
Curso de telefonista
Curso de recepcionista
Curso de como cuidar de idoso e deficiente
Curso para ser babá
Palestras


Projeto Biblioteca

*Biblioteca: Com livros da nossa literatura e da literatura internacional.
*Bibliotecamovel: Grupo de alunos freqüentadores da ONG, que dramatizam clássicos da literatura na casa de pessoas com difícil acesso.
*Projeto “Cdoteca”: Esta “Cdoteca” servirá de apoio cultural auditivo para os visitadores da biblioteca, que terão rádios, CDS de músicas brasileiras e estrangeiras (fone de ouvidos).



Moda e etiquetas

Curso de Moda e modelagem
Curso de etiqueta
Curso de maquiagem
Curso de corte e costura
Curso de modelo
Marketing pessoal para a moda


Concursos:

Beleza na favela
Desfile de moda
Curso de fotografia publicitária



Esporte

Yoga
Futebol
Voleibol
Basquetebol
Capoeira
Artes marciais

Concursos:

Maratona de corrida a pé ou de bicicleta (ciclovia da Maré)
Trilha na mata (parque ecológico)



Meio ambiente

Educação ambiental
Gestão ambiental
Direitos ambientais
Trilha no parque ecológico (mata)
Plantio de sementes na Maré
Conscientização sobre o lixo
Reciclagem (artesanato)

APRESENTAÇÃO TEATRAIS AO AR LIVRE
 PROJETO TRILHA NA MATA
 COMUNIDADE DA MARÉ - PROJETO TURISMO NA COMUNIDADE






Gastronomia

Curso culinário (casa, restaurante, natural, lanches, coquetéis, bolos, doces e salgados)
Comidas típicas de vários estados brasileiro e internacionais


Cultural

Cultura brasileira
Cultura africana dos paises que falam português
Cultura estrangeira
Cultura indígena


3. Objetivos

Responder concretamente a questão da ociosidade, despertar o interesse dos alunos por cursos profissionalizantes que possam engrandecê-los no descobrimento de outras alternativas de subsistência. Os nossos cursos visam tirar os alunos da situação de risco social, criando oportunidades para o desenvolvimento pessoal, valorização da identidade, cidadania e auto-estima, ajudando também na identificação de suas potencialidades. Pretendemos fazer um trabalho preventivo, e de compromisso com o fortalecimento desses alunos de através ação educativa. O Projeto atenderá toda a comunidade, buscando a participação da família nas diversas fases de cada projeto, tornando-a assim sujeitos ativos no processo de formação dos alunos.

4. Justificativa
O projeto “MARÉ LATINA DE APRENDIZADO” esta localizado na comunidade da Maré, na Vila do Pinheiro, esta áreas é desprovida de qualquer curso que beneficie os moradores.

1984: Vila do Pinheiro

A área denominada genericamente como "Pinheiro" é fruto de um aterro promovido à época do Projeto Rio na década de 1980, que ligou a antiga Ilha do Pinheiro ao continente. Esse aterro destinava-se a assentar os antigos moradores das palafitas removidas da Baixa do Sapateiro e do Parque Maré.
Aqui, foram erguidos dois grandes conjuntos habitacionais, com tipologias arquitetônicas distintas:
  • A Vila do Pinheiro conta com 2.300 domicílios e uma população estimada em quase 16.000 pessoas.
  • O Conjunto Pinheiros, erguido em 1984 pelo Projeto Rio, é constituído por grandes blocos de prédios multifamiliares.
Posteriormente, a estes dois conjuntos habitacionais, somou-se o vizinho Conjunto Novo Pinheiro (popularmente designado como "Salsa e Merengue").
A falta de projetos nesta localidade da comunidade da Maré foi um dos principais motivos para o surgimento destas ideias.


5. Execução


Cronograma:



O Projeto “MARÉ LATINA DE APRENDIZADO”, será permanente voltado para todos os públicos, ficará disponível em horário comercial para toda a comunidade. Os cursos terão duração de três meses e logo após seu término começarão novos cursos, sendo compostas por 10 (dez) alunos, cada turma e carga horária de 15 horas semanais.

O projeto terá além das questões citadas acima, lanches todos os dias, atividades recreativas e passeios culturais uma vez por mês; como forma de criar estímulos para a permanência desses alunos no projeto.

PEDIMOS PATROCÍNIO PARA:

6. Itens de Despesas:

Recursos Materiais:  
• Material de Consumo

• Material Pedagógico

Pagamento do Recursos Humanos: Mensal
1 Coordenador do projeto 
1 Auxiliar Administrativo 
1 Coordenador Pedagógico 
2 Produtores Cultura e artístico
10 Bolsas Auxílio para cada professor
1 Diarista e outros (materiais de limpeza e higiene) 


 



PEDIDO DE PATROCÍNIO PARA:


ALIMENTAÇÃO:

Todos os dias terão lanche. Sanduíche natural, frutas, salada de fruta, refresco ou refrigerante.

TRANSPORTE:

Passeios: Aluguéis de ônibus para o deslocamento dos alunos.


MATERIAL PEDAGÓGICO:

Canetas coloridas, lápis, borrachas, apontadores, livros, giz, apagador, quadro-negro, papel ofício, cadernos, cola, xérox, papel pardo, cartolina, canetas, papel almaço, apostilas, lápis de cor, outros.

MATERIAL DE CONSUMO:

Todo tipo de material de limpeza, Material para foto, Guardanapos e copos descartáveis, Materiais de primeiros socorros, Bolas, camisetas, medalhas, etc.

OUTROS:

Ingressos, e outros.

7. Algumas atividades desenvolvidas:

• Oficina de Contadores de Histórias – Será feita quinzenalmente com crianças da comunidade. Os encontros são previamente marcados pela nossa arte educadora.  Os encontros também acontecerão em nas praças localizada no entorno da ONG.

• Oficina de Desenho Livre ou temático, Pintura e Grafite.

• Oficina de Artesanato – Atividades em papel maché (cestas de jornal), bijuterias, confecção de brinquedos de sucata (garrafas plásticas, caixas de leite, etc.).

• Biblioteca e CDOTECA-Atividades de pesquisas e leituras. São feitos também trabalhos escolares com ajuda dos educadores.

• Bibliotecamovel – Grupo de alunos freqüentadores da ONG, que dramatizam clássicos da literatura na casa de pessoas com difícil acesso.

• Sala de Informática-Com cursos básicos, intermediário, avançados e internet para pesquisa de sites.

• Palestras: realizaremos palestras como:

“Campanha do Lixo”, visando à conscientização da importância de se manter limpas nossas ruas e valões, contando para tanto com o apoio maciço dos alunos, que fizeram cartazes e panfletos, saíram às ruas para divulgação da mesma. Campanha sobre profissões, saúde e prevenção, etc.

8. Continuidade.

A continuidade do projeto se dará através de renovação do acordo com os patrocinadores, campanhas de doações e novas parcerias. Apostamos na importância do despertar responsável do setor empresarial, na perspectiva de uma ação coletiva das questões sociais do país, tornando-a economicamente forte, politicamente aberta e socialmente justa e participativas.

9. Avaliação

A ata de reuniões com os alunos servirá de base para a avaliação do projeto. Teremos painéis indicadores sobre rendimento da equipe, dos alunos em aula e sua freqüência. Serão realizadas exposições mensais com os trabalhos dos alunos, relatórios e reuniões mensais de avaliação com toda equipe. Nestas reuniões serão discutidas todas as situações decorrentes do convívio entre profissionais (equipe) e alunos, para possíveis desdobramentos. A supervisão ficará a cargo do parceiro envolvido. Teremos também questionários de avaliação ao término da execução do projeto.

10. Efeitos Multiplicadores Previstos

Os efeitos multiplicadores surgirão após seis meses da implantação do projeto. A parte mais importante se dará quando os alunos que mais se destacarem serão avaliados pela equipe e os mais aptos serão estimulados a se formarem instrutores das Oficinas Culturais.


Agradecimentos,
Aline Melo - Presidenta do Projeto

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